Benefícios da análise ergonômica para a sua empresa
Entenda como a análise ergonômica do trabalho pode aumentar a produtividade
A importância de se investir no bem estar dos funcionários está cada vez mais aparente.
Pessoas que trabalham felizes, confortáveis e com segurança rendem mais, são mais produtivas, conseguem ser mais criativas e, além disso, ficam mais presentes no cotidiano da empresa.
Os benefícios são diversos e para todos os envolvidos na cadeia de funcionários da empresa, realizar uma análise ergonômica do trabalho é essencial.
O que é ergonomia?
Ergonomia é uma área que analisa e modifica ambientes de trabalho para que eles sejam devidamente seguros e humanizados.
É um estudo científico que tem como foco principal as relações entre os funcionários e as empresas, otimizando as condições e processos para um cotidiano mais tecnológico e harmonioso. O foco está sempre no bem estar de toda a cadeia produtiva da empresa.
As chamadas AET (Análise Ergonômica do Trabalho) promovem o desenvolvimento de ambientes que visam um maior desempenho produtivo, a redução de desperdício e uma melhor qualidade de vida para os indivíduos.
Trabalhar em um lugar que te forneça toda a infraestrutura necessária para realizar as suas funções e saber da importância que a empresa dá aos seus funcionários, transforma o dia a dia do trabalho em um ambiente muito mais propício para o sucesso.
A seguir você vai entender melhor sobre este conceito, como as análises são feitas e quais os benefícios desta série de práticas desenvolvidas pela AET.
O que é a análise ergonômica do trabalho?
O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) definiu que a análise ergonômica do trabalho é um conjunto de processos e métodos que buscam identificar, analisar e regular tanto as atividades e equipamentos quanto as próprias ferramentas utilizadas por funcionários de uma empresa na realização dos serviços.
Estes profissionais são qualificados para mensurar as consequências boas ou ruins que o dia a dia no trabalho gera nos funcionários.
Estas consequências podem ser consideradas diretas ou indiretas e levam em consideração a rotina laboral de dentro e de fora do trabalho.
Nesta análise, o profissional avalia o impacto de cada elemento presente no ambiente e como cada um deles podem prejudicar, adoecer ou oferecer riscos aos funcionários. Cada detalhe importa. Realizar uma análise ergonômica do trabalho têm como objetivo estabelecer parâmetros que adequem o espaço às condições psicológicas, físicas e emocionais dos contratados.
O fluxo de trabalho deste profissional é, basicamente, desenvolver um estudo sobre a demanda, a tarefa, as atividades e, depois disso, realizar um diagnóstico detalhado.
O total da ação traz a identificação do problema, uma análise sobre as tarefas e relacionamentos dos funcionários e um plano de melhoria e ações contra os riscos encontrados.
Entender as necessidades das pessoas que trabalham na empresa nunca foi tão valorizado e importante para a continuidade no mercado.
Quais itens são analisados e quem pode realizar uma AET?
Uma análise ergonômica do trabalho leva em consideração, basicamente, tudo o que está presente no ambiente de trabalho.
Empresas especializadas que prestam estes tipos de serviço, são naturalmente muito criteriosas nas investigações e prezam por um resultado final que seja condizente com o investimento feito pela empresa.
Estudar os processos de trabalho já existentes, entender o andamento das funções do dia a dia e ter acesso a todos os ambientes da empresa contratante são os princípios de um trabalho analítico profundo. São observadas questões como:
- Fatores ambientais: iluminação e temperatura da sala ou galpão, circulação de ar, ruídos e ar-condicionado, entre outros.
- Fatores biomecânicos: qualidade das cadeiras e mesas de apoio, conforto, bem estar, organização, altura e tamanho das telas dos computadores, guarda-volumes, copa etc.
- Fatores corporais: postura ao sentar-se, relaxamento muscular, alongamento, pausas no trabalho e outros fatores relacionados à qualidade de vida física do funcionário.
A disciplina chamada ergonomia é considerada uma pós-graduação que pode ser feita por uma série de profissionais que são graduados em diversas áreas.
A Norma Regulamentadora que criou a análise ergonômica do trabalho não especifica um determinado profissional para realizar as análises, sendo obrigatório, porém, que tenha especialização em ergonomia.
Médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e engenheiros de segurança do trabalho são exemplos de graduações que podem ser habilitadas em ergonomia.
Quais são os benefícios para a empresa?
Como exploramos ao longo do texto, os benefícios de e realizar uma análise ergonômica do trabalho possuem influências diretas para a vida do funcionário, a produtividade da empresa como um todo e a satisfação de coordenadores e líderes de equipe.
Afeta, inclusive, na redução de processos de contratação que costumam ser onerosos. Além disso, aumenta a permanência do funcionário e melhora os resultados do serviço prestado, o que ajuda a compensar o investimento na AET.
O que é melhor para o CEO ou dono da empresa do que ter a certeza de que seus funcionários estão satisfeitos com o tratamento dado pela empresa?
O AET aumenta a sensação de pertencimento dos contratados e os faz participar mais das atividades e se sintam mais motivados.
A análise ergonômica consegue aprimorar ainda mais os padrões de qualidade e de segurança da empresa, otimizando a produtividade, evitando que haja empecilhos nas realizações de tarefas e interferências no fluxo de trabalho.